13 maio, 2015

O atentado contra o Blogueiro

LEI Nº 5.250, DE 9 DE FEVEREIRO DE 1967

Art. 1º - É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou ideias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer.


Os vândalos que atentaram contra o Blogueiro Frederico, cometeram um ato covarde, insano, repugnante. (Entenda: http://portalbji.blogspot.com.br/…/banditismo-politico-pres…)

Um fato como este tem que ser severamente investigado e punido exemplarmente. Bom Jesus não pode ficar a mercê deste tipo de gente, deste tipo de atitude. Existem meios LEGAIS para discordar das posições firmes (às vezes além dos limites) expostas no blog. Nada justifica o injustificável.

É preocupante o episódio da madrugada de ontem, pois é muito grave qualquer ato de intimidação à liberdade de expressão. Os blogs, de forma geral, são considerados veículos de comunicação, de imprensa, e como tal devem ser livres. A Declaração de Chapultepec, da qual o Brasil é signatário, é uma carta de princípios e coloca “uma imprensa livre como uma condição fundamental para que as sociedades resolvam os seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam a sua liberdade. Não deve existir nenhuma lei ou ato de poder que restrinja a liberdade de expressão ou de imprensa, seja qual for o meio de comunicação”.

Fazer justiça com as próprias mãos é crime previsto no código penal brasileiro. O ato irresponsável poderia ter causado danos maiores e irreversíveis – caso o incêndio se propagasse para o interior do imóvel, certamente teríamos vítimas fatais. É simplesmente inimaginável que em pleno século XXI presenciemos reações deste tipo.

A história mostra que a violência e a intolerância não levam a lugar algum. Condeno toda forma de violência! Faço um esforço hercúleo para ter autocontrole sobre minhas emoções, apesar de muitas vezes me exceder no meio de discussões, prefiro a paz.

Lamento profundamente e repudio veemente o atentado.

* Ricardo Teixeira da Fonseca, estudante de direito e amigo do Blogueiro.

Nenhum comentário: