01 novembro, 2013

O reencontro histórico do Ira!

E aqui estou eu sozinho com um tempo, o tempo que você me pediu. Isso é orgulho do passado, um presente prá você. (…) Eu morreria por você, na guerra ou na paz. Eu morreria por você sem saber como sou capaz.

São 23 horas de 30 de outubro de 2013, um dia antológico, e estamos presenciando o reencontro histórico do Ira!, a banda paulista mais roqueira dos anos 1980. “Mudança de Comportamento” é a terceira faixa desde que o vocalista Nasi subiu ao palco. Lágrimas escorrem da plateia e não é difícil entender os motivos.

Seis anos se passaram desde a ruptura de Nasi, o guitarrista Edgard Scandurra e o resto da banda. Muitos órfãos deixados pelo caminho. Se, à primeira vista, os 600 convidados presentes na casa Traffó Espaço, na zona sul de São Paulo, parecem nada ter a ver com o show, logo descobrimos que “envelhecemos na cidade”. Todos estamos ali por um único motivo:

De todo o meu passado, boas e más recordações, quero viver meu presente e lembrar tudo depois. Nessa vida passageira, Eu sou eu, você é você. Isso é o que mais me agrada, isso é o que me faz dizer: que vejo flores em você.


Fotos Rogério Corrêa/ Kurundu Filmes

Scandurra, idealizador do reencontro, faz questão de render homenagens ao velho amigo, o mesmo que conheceu desde os tempos do colégio na Vila Mariana, e com quem rompeu em 2007. Nasi comenta algo, mas o guitarrista apenas brinca: “Esse é o verdadeiro show do Ira!, não estou ouvindo nada.” A essa altura, a plateia ensandecida apenas urra: “Ira!, Ira!, Ira!”

Em um show quase imprevisto para os fãs mais ardorosos, nitidamente improvisado, era de se esperar que acontecessem todas as falhas possíveis. E todas elas acontecem, sem que ninguém se importe com isso. O som está estourado para uma casa de espetáculo minúscula diante da magnitude do show. Nasi e Scandurra entram errado nas músicas, mas isso é rock’n'roll, o que o Ira! sempre fez.

Farofafá » O reencontro histórico do Ira!

Nenhum comentário: