28 janeiro, 2013

Santa Maria: uma reflexão sobre a perda de jovens no Brasil

Míriam Leitão
NA CBN

Vamos refletir com essa dolorosa tragédia sobre a perda de jovens por morte por violência, acidente ou erros como esse. O Brasil está perdendo jovens demais. As estatísticas mostram que essa é a faixa etária que enfrenta os maiores riscos.

Esses jovens que morreram em Santa Maria tinham suas esperanças, foram criados por seus pais, que estiveram por perto em todos os momentos. O Brasil precisava de todos eles para ajudar a construir o nosso futuro. Por isso, a perda é irreparável. Eles fazem e farão falta ao país. Perdemos inteligência e talentos.

Que Deus nos ilumine como país para trabalhar daqui para diante e evitar novas tragédias como essa. Temos de refletir sobre isso, pensar em medidas administrativas, de fiscalização em casas noturnas. Houve uma sucessão de erros. Questões relacionadas à segurança não foram levadas em conta, infelizmente. A gente não precisava estar passando por essa dor horrível. Mas a partir de agora, que seja criado um padrão de segurança. Não podemos perder tantos jovens como temos perdido.

Recentemente, li o "Mapa da Violência" e analisei, principalmente, a morte de jovens. Entre 15 e 24 anos, a curva cresce muito.

A gente não pode perder o que é mais precioso. Temos que aprender com essa tragédia. Essa é a reflexão que eu gostaria de fazer.

A presidente Dilma Rousseff lidou com a situação de maneira irretocável, suspendendo, imediatamente, sua participação num evento no exterior para estar aqui. É assim mesmo que um governante tem que se comportar.


Nenhum comentário: