17 março, 2007

Como transformar disco de vinil em cd?

Equipe Sabido
Você quer transformar aquela sua coleção de LPs ou fitas cassete em CDs?
Com a ajuda de um computador, um gravador e um software para a gravação já é possível realizar a tarefa. Outro recurso muito comum nesses programas de gravação é a possibilidade de eliminar ruídos indesejáveis.

1. A primeira medida a ser tomada é conectar o aparelho de som ao PC:
1.1 Na parte traseira de seu som, procure pelas saídas de áudio, normalmente denominadas Rec Out (dois conectores RCA, um para cada canal de som).
1.2 Na parte traseira do PC, localize a entrada de áudio, normalmente denominada Line In.
1.3 Usando um cabo especial – duas pontas de RCA em uma extremidade e um plugue estéreo na outra – conecte o aparelho de som ao PC. O cabo tem um custo relativamente baixo e pode ser encontrado nas lojas de informática e eletrônica em geral.
1.4 Caso seu equipamento de som não possua conectores Rec Out, ainda há a possibilidade de conectá-lo ao PC usando a saída para o fone de ouvido e um cabo com plugues estéreo nas extremidades. Para evitar problemas com a placa de som, reduza o volume do aparelho.

2. Com o PC e o equipamento de som devidamente conectados, o próximo passo é fazer o download de um programa de gravação na internet. Um dos mais indicados pelos especialistas é o Goldwave. Para fazer o download entre em:
www.goldwave.com
O serviço é pago, mas permite que o usuário o experimente gratuitamente.

3. Abra o programa, clique em file e em New para criar um novo arquivo. Ajuste a duração do arquivo de acordo com o tamanho do LP ou fita cassete no campo Lenght.

4. Entre em Device Controls, opte por Properties e Record. Marque o item Monitor, clique em OK e coloque seu LP ou fita cassete para tocar.

5. Abra o controle de volume do Windows clicando em Tools e Volume Control. Para que a qualidade da gravação não seja prejudicada, nunca deixe os medidores em seu nível mais alto de volume.

6. Clique em Rec para gravar as músicas. Para gravar as músicas ordenadamente em faixas, facilitando a audição do cd, repita o procedimento para cada música, criando um arquivo para cada uma. Se preferir gravar um lado inteiro do disco ou fita de uma vez, não há problema, os programas de gravação costumam disponibilizar uma representação gráfica do som, facilitando o usuário a distinguir os intervalos entre as músicas.

7. Caso deseje eliminar ou diminuir os estalos da gravação original, clique em Effects, Filter e Pop/Click, para chiados, ao invés de Pop/click, opte por Noise Reduction.

8. Salve os arquivos no formato MP3 ou WAV e transfira-os para o CD usando um software adequado: MusicMatch Jukebox, iTunes etc.

Atenção:
1. Este artigo é baseado em informações obtidas:
Site da Folha de São Paulo

DICAS

""É melhor salvar em mp3 no computador, pois ocupa menos espaço. Para gravar em cd, tb existe um programa muito bom chamado Nero Burning Express,ele automaticamente converte as músicas em wav e regula o som, para não ficar uma música mais alta q outra.""Geraldine

"O programa Easy CD Creator 5 Platinum conta com o recurso Sound Stream e Spin Doctor, excelentes e fáceis de utilizar..."Rogerio Liebl

"Para transformar as músicas de wav para mp3 aconselho à usarem o programinha freeware AudioGrabber! Ele pode ser baixado em sites de downloads, como o www.baixaki.com.br e www.superdownloads.com.br"Jhonathan Jackes Raimundo

Nenhum comentário: