17 novembro, 2006

SONY INICIA VENDAS DO PLAYSTATION III NOS EUA

Seis dias depois de o console PlayStation 3 (PS3) ser lançado oficialmente no Japão, as filas de norte-americanos que aguardavam a novidade começaram a andar. Nesta sexta-feira (17), consumidores dos Estados Unidos passaram a ter acesso ao console da nova geração que já está esgotado no Japão. A fabricante Sony afirma enfrentar problemas com a produção e, por isso, a quantidade de máquinas disponíveis só deve atender à demanda em março do ano que vem.

Angel Paredes, na foto ao lado, foi o primeiro consumidor a comprar o PS3 nos Estados Unidos. Por isso, ele posou ao lado de Howard Stringer (presidente e diretor-executivo da Sony) e Kazuo Hirai (presidente da divisão de entretenimento da empresa nas Américas) na loja Sony Style Plaza, em Nova York. Paredes, 31, garantiu seu lugar em frente à loja desde segunda-feira (13). A Sony fez com que uma limousine levasse as três primeiras pessoas desta quilométrica fila para casa.

Acampado em frente a um estabelecimento de Nova York desde domingo (12), Sergio Rodriguez, 25, era o primeiro da fila da loja Circuit City. Ele fez a compra pouco depois da meia-noite e foi aplaudido por todos aqueles que esperavam para levar o console. “É o melhor videogame de todos e, por isso, valeu muito a espera. Algumas pessoas me chamam de louco, mas eu amo jogar”, afirmou o designer gráfico.

A Sony prometeu entregar 400 mil unidades de seu console nos Estados Unidos, para o lançamento desta sexta. Os donos de lojas não acreditam que essa quantidade vai satisfazer a todos os interessados em comprar a novidade que vai de US$ 500 a US$ 600, dependendo da capacidade do disco rígido (20 GB e 60 GB).

Um dia antes do lançamento oficial nos EUA, a Sony admitiu que o PS3 apresenta problemas de incompatibilidade com os jogos produzidos para as versões anteriores da plataforma. A empresa declarou que colocará na internet software para corrigir problemas já detectados no novo console, quando tenta rodar cerca de 200 jogos produzidos para o PS1 e PS2.

Japão

Muitos daqueles que compraram o PS3 sábado, no Japão, tentaram faturar com a aquisição oferecendo a novidade da Sony em sites de comércio eletrônico. No eBay, por exemplo, era possível encontrar no início da semana o produto com disco rígido de 60 GB por até US$ 2,3 mil (o equivalente a R$ 4,9 mil) – seu preço oficial nas lojas japonesas era de US$ 500 (R$ 1.070). Para os menos abonados, havia alternativas como US$ 1.281 (R$ 2,8 mil) e US$ 1,6 mil (R$ 3,4 mil).

A outra versão da novidade, com 20 GB, tem preço oficial de US$ 420 (R$ 911) no Japão. No eBay, essa alternativa aparecia por US$ 710 (R$ 1,5 mil) e US$ 910 (R$ 1,9 mil).

A gigante japonesa de eletrônicos vendeu quase 1 milhão de Playstation 2 nos primeiros três dias de comercialização no Japão, em 2000. O PS3 é a mais recente estrela de uma indústria que movimenta cerca de US$ 30 bilhões (R$ 64 bilhões) por ano. O console vai concorrer com Xbox 360, da Microsoft, e com o Wii, novo aparelho da Nintendo que ocupará as prateleiras norte-americanas a partir deste domingo (26).

A oferta limitada, a estréia adiada e a queda no número de jogos produzidos com exclusividade para o PS3 podem atrapalhar a campanha da Sony --atual líder do mercado-- pela conquista dos corações e carteiras dos usuários para além da temporada de festas. Esse cenário é bastante diferente do que existia na última grande batalha dos consoles, quando a Sony chegou ao mercado primeiro que os concorrentes.

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