Angel Paredes, na foto ao lado, foi o primeiro consumidor
Acampado em frente a um estabelecimento de Nova York desde domingo (12), Sergio Rodriguez, 25, era o primeiro da fila da loja Circuit City. Ele fez a compra pouco depois da meia-noite e foi aplaudido por todos aqueles que esperavam para levar o console. “É o melhor videogame de todos e, por isso, valeu muito a espera. Algumas pessoas me chamam de louco, mas eu amo jogar”, afirmou o designer gráfico.
A Sony prometeu entregar 400 mil unidades de seu console nos Estados Unidos, para o lançamento desta sexta. Os donos de lojas não acreditam que essa quantidade vai satisfazer a todos os interessados em comprar a novidade que vai de US$
Um dia antes do lançamento oficial nos EUA, a Sony admitiu que o PS3 apresenta problemas de incompatibilidade com os jogos produzidos para as versões anteriores da plataforma. A empresa declarou que colocará na internet software para corrigir problemas já detectados no novo console, quando tenta rodar cerca de 200 jogos produzidos para o PS1 e PS2.
Japão
Muitos daqueles que compraram o PS3 sábado, no Japão, tentaram faturar com a aquisição oferecendo a novidade da Sony em sites de comércio eletrônico. No eBay, por exemplo, era possível encontrar no início da semana o produto com disco rígido de 60 GB por até US$ 2,3 mil (o equivalente a R$ 4,9 mil) – seu preço oficial nas lojas japonesas era de US$ 500 (R$ 1.070). Para os menos abonados, havia alternativas como US$ 1.281 (R$ 2,8 mil) e US$ 1,6 mil (R$ 3,4 mil).
A outra versão da novidade, com 20 GB, tem preço oficial de US$ 420 (R$ 911) no Japão. No eBay, essa alternativa aparecia por US$ 710 (R$ 1,5 mil) e US$ 910 (R$ 1,9 mil).
A gigante japonesa de eletrônicos vendeu quase 1 milhão de Playstation 2 nos primeiros três dias de comercialização no Japão, em 2000. O PS3 é a mais recente estrela de uma indústria que movimenta cerca de US$ 30 bilhões (R$ 64 bilhões) por ano. O console vai concorrer com Xbox 360, da Microsoft, e com o Wii, novo aparelho da Nintendo que ocupará as prateleiras norte-americanas a partir deste domingo (26).
A oferta limitada, a estréia adiada e a queda no número de jogos produzidos com exclusividade para o PS3 podem atrapalhar a campanha da Sony --atual líder do mercado-- pela conquista dos corações e carteiras dos usuários para além da temporada de festas. Esse cenário é bastante diferente do que existia na última grande batalha dos consoles, quando a Sony chegou ao mercado primeiro que os concorrentes.
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